sábado, 16 de julho de 2011

Publicidade ou Propaganda?


Confusão no uso do termo publicidade

Publicidade ou Propaganda?
No Brasil, assim como em Portugal e outros países, existe confusão entre os termos propaganda e publicidade por um problema de tradução dos originais de outros idiomas, especificamente os da língua inglesa. As traduções dentro da área de negócios, administração e marketing utilizam propaganda para o termo em inglês advertising e publicidade para o termo em inglês publicity. O termo "publicidade" refere-se exclusivamente à propaganda de cunho comercial. É uma comunicação de caráter persuasivo que visa defender os interesses econômicos de uma indústria ou empresa. Já a "propaganda" tem um significado mais amplo, pois refere-se à qualquer tipo de comunicação tendenciosa (as campanhas eleitorais são um exemplo, no campo dos interesses políticos).
-- fonte:wiki

3 comentários:

A poucos dias conversei sobre isso com uma pessoa e ela me deu exatamente esses conceitos mas com um pouco mais de profundidade, e deu pra perceber bastante a diferença de publicidade e propaganda o que antes era bem dificil para mim.

Tinha uma ideia mais limitada da diferença de publicidade e propaganda.

Acreditava que publicidade era aquilo feito por uma loja, empresa sem custos elevados, por exemplo colocar um banner no estabelecimento.

Já a propaganda entendia ser referente aquela propaganda mais forte, com um gasto monetário mais volumoso....algo mais intenso.

Muito importante saber a diferença de conceitos, já que essas palavras encontram-se no dia-a-dia de quem trabalha no meio empresarial!