domingo, 21 de agosto de 2011

Criar contatos e influenciar pessoas nas mídias sociais


Muitos conhecem o famoso livro “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”,uma das finalidades e objetivos fundamentais do livro de acordo com seu autor - Dale Carnegie - é contribuir e apoiar o leitor para descobrir, desenvolver e explorar esses poderes tão pouco utilizados. Possivelmente o mesmo objetivo deste post,no qual a ideia central é fazer refletir sobre o que podemos fazer para melhorar nossa reputação on-line.
Tendo em linha de visibilidade que a reputação não é exclusiva das marcas e empresas. Como proprietário da minha marca pessoal, devo cobrar de mim mesmo para melhorar a minha presença on-line e estar presente em resultados associados ao meu nome.
A própria marca é um capital que devemos cuidar e é necessário estar familiarizado com todas as ferramentas e recursos da Web que nos permite gerir a nossa reputação pessoal on-line.
Embora a marca pessoal seja independente da internet, a mesma está cada vez mais on-line, o que gera uma maior visibilidade. Nosso posicionamento on-line afeta a visibilidade pessoal e profissional. Quero compartilhar com vocês um conjunto de recomendações que podem ajudar a gerar relevância e assim nossa presença on-line terá um maior impacto no meio on-line.

Conteúdo

  • Publicar seu próprio conteúdo em diversos formatos associados à pesquisa universal, ou seja, imagens, vídeos e usar a mídia social para compartilhá-los.
  • Taguear o conteúdo e, em seguida, socializá-lo.
  • Completar e otimizar corretamente o perfil nas mídias sociais em que participa.
  • Gerar atualizações que estejam relacionadas ao tipo de interação que buscamos.
  • Use imagens de perfil consistente com a imagem que você quer passar.

Contexto

  • Postar informações sobre temas de seu interesse e que seja relevante ao contexto. Por exemplo, trocar informações que sejam relevantes para seus seguidores e fãs.
  • Dar a conhecer sua voz ao publicar seu próprio conteúdo ou comentar o conteúdo de terceiros, o que nos identifica e nos diferencia. É importante entender o contexto em que você está.
  • Proteger dados sensíveis ou aqueles da sua vida pessoal.
  • Lembre-se que nossas interações criam uma impressão, e essa trilha é acessível por todos. Um potencial empregador, um cliente, meus amigos, meus filhos, amigos e assim por diante.

Contato

  • É importante aumentar os relacionamentos e contatos, o que nos permite ganhar visibilidade e melhorar a quantidade e, em alguns casos o nível de interações.
  • Definir uma política pessoal para aplicar ao aceitar novos contatos ou não, e aumentar a minhas interações.
  • Use as configurações avançadas de cada meio e alinhá-las com os objetivos de participação que me propus. Um exemplo concreto é, por exemplo, definir se nosso perfil pode ser acessado por mecanismos de busca ou proteger as atualizações do Twitter (não recomendado).

Conversa

  • Gerar conversas e evitar falar sobre si mesmo para não irritar seus seguidores e fãs, autopromoção nas mídias sociais é praticamente um suicídio.
  • Promover o intercâmbio de informações. A maioria de nós gosta de compartilhar, recomendar e expressar, um link é um recurso interessante, pois a partir dele pode começar uma conversa.
A tendência é que os mecanismos de busca sempre mostrem o que os outros dizem ou falam de nós. Eu entendo que a nossa voz sobre o que fazemos e estamos interessados, continuará a ser importante, mas não a única voz.
Cada pessoa irá definir a sua posição como uma marca, vai delinear a sua estratégia para atender às metas mais adequadas para estabelecer um equilíbrio entre o uso pessoal e profissional.
Devemos ser cuidadosos, mas não ter medo, estamos cientes da visibilidade de nossas interações, a exposição de certas contribuições podem ter mais impacto em pesquisas associadas com nosso nome.
Como profissionais, devemos fazer bom uso da tecnologia para posicionar e ter visibilidade, mas é essencial estarmos alinhados com os nossos objetivos, que exige estratégia e planejamento e os 4C são uma forma interessante de organizar ideias e determinar um plano de ação. Como uma citação final de Reid Hoffman “Agora todo mundo opera essencialmente como um negócio profissional de pequeno porte.”

Fonte: midiassociais.net

5 comentários:

O networking é essencial para sua carreira profissional e para o desenvolvimento de sua empresa, essas dicas foram bem validas e se coloca-las em pratica teremos um resultado melhor que o esperado.

Fazer bons networking no mundo dos negócios é a melhor oportunidade para se aproveitar, e fazê-lo através da mídia social, aumenta e muito os seus contatos.

Procuro manter minha rede de contatos bem ativa, trocando experiências de gestão e propondo e recebendo ideias.

Por isso que tenho uma rede de contatos relativamente alta, sempre que tenho alguma dúvida tenho a opção de recorrer a uns de meus amigos e tirar minhas dúvidas, do mesmo modo como os meus amigos fazem comigo.

O networking é fundamental, é muito importante quando você não souber de alguma coisa, saber a quem perguntar! Eu tive um professor que dizia que a melhor maneira de saber a quem perguntar as coisas é fazer um teste e perguntar uma coisa que você já sabe, se a pessoa se sair bem, você pode recorrer a ela quando precisar!