domingo, 21 de agosto de 2011

O Poder do Marketing Boca a boca


Uma pesquisa realizada descobriu que o marketing boca a boca pode ser entre 8,5 a 30 vezes mais eficaz que outros tipos de promoções.
Ele funciona por dois motivos principais:
1) É melhor direcionado. É altamente improvável ( no caso de uma recomendação ) que indiquemos alguma coisa a nossos amigos em que eles não estão interessados, pelo simples fato, de conhecermos e sabermos o que, de fato, os interessa.
2) É mais persuasivo porque a motivação dos nossos amigos não é para nos vender alguma coisa.
Existem 7 dicas para se fazer marketing viral ( boca-a-boca ) com eficiência, segundo Jonah Berger que é professor do departamento de marketing da universiade Wharton, na Pensilvânia:
1) Ele próprio ( o viral ) se anuncia;
2) Ele atua como moeda social;
3) Ele tem valor prático;
4) Ele provoca emoções;
5) Ele apela para um fator comum;
6) Que desencadeia a ação;
7) E que conta histórias;
Então se você sentiu aquele arrepio na espinha, quando seu chefe pediu para se fazer um viralzinho, argumente, e tente compor uma história que contenha estes 7 elementos e a sua chance de acertar, será maior. Mas tome muito cuidado, pois um viral mal feito ( ou perfeito demais ) gera desconfianças e pode ser um tiro no pé.

4 comentários:

Tenha alta qualidade, surpreenda e o marketing boca surte efeito!

O marketing boca a boca gera maior confiança no publico que você quer atingir, por isso o quanto melhor ele for estruturado maior será a procura de conhecimento sobre a empresa.

Perfeito, marketing boca a boca de fato pode ser muito mais produtivo que outros tipos de marketing.

É o marketing mais eficaz e popular, e ele pode ser muito perigoso, por isso a empresa precisa saber se seus clientes saíram satisfeitos ou não, para que ela evite esse tipo de marketing "tiro no pé"!