terça-feira, 23 de agosto de 2011

Passo a Passo para adquirir a sua franquia



A escolha de uma franquia passa primeiramente pela identidade com o segmento de negócios, ajustado à capacidade financeira do candidato. O passo seguinte consiste em avaliar a empresa franqueadora, seus produtos e serviços, especialmente o principal produto que você está comprando, que é a franquia. Saiba o que você precisa para tomar decisão mais acertada na compra de sua franquia.


1º Passo

A Decisão de Empreender.
É muito importante que você promova uma auto-avaliação para medir suas chances de sucesso no mundo empresarial.
O que torna uma pessoa apta a ser um empreendedor de sucesso são suas características pessoais. A qualidade do que você faz começa em você mesmo, sendo assim, antes de qualquer decisão sobre em que empreender, é essencial responder, com total sinceridade algumas questões importantes, como as que se seguem:

- O capital que possuo é suficiente para abrir o negócio, e ainda permite que eu me mantenha até que a empresa comece a render seus frutos?
- Tenho estabilidade emocional para correr todos os riscos inerentes ao mundo dos negócios?
- Estou disposto a trabalhar mais de oito horas por dia e em todos os dias da semana, se necessário?
- Como tenho lidado até hoje com os obstáculos que a vida oferece? Com paciência e determinação?
- Conheço bem todas as minhas limitações?
- Sou suficientemente meticuloso e bem disciplinado para cumprir regras e métodos de trabalho?
Cabe aqui mais uma infinidade de outras perguntas que o ajudariam a avaliar o seu perfil empreendedor. Não pare por aqui, reflita muito. Iniciado o vôo no mundo dos negócios, qualquer parada significa queda, por isto, seu destino e seus objetivos têm que estar bem claros.

2° Passo

Entender as diferenças entre um negócio independente e uma franquia.
Na seção Entenda Melhor o Franchising, faremos uma análise comparativa, intitulada Negócio Independente x Franquia, que pode ajudá-lo nesta definição.
As franquias, como todo negócio tem seus riscos. A diferença é que os riscos são menores. Alguém percorreu o caminho antes, errou, ajustou, acertou, fez e faz sucesso. Você já não tem mais nada que inventar, deve seguir as regras, as suas ações no franchising poderão ser bem mais preventivas que corretivas - basta escolher a franquia corretamente formatada e com boa estrutura de suporte à rede.

3° Passo

Informe-se sobre o funcionamento do franchising - este site é uma das melhores fontes.
Imprima uma cópia da Lei 8.955 - Franquia Empresarial, e leia atentamente. É fácil.
É muito importante conhecer o que é o Franchising - veja o artigo 2° da lei. Observe também o que deve conter uma circular de oferta da franquia, todos os detalhes estão no artigo 3°.

4º Passo

A escolha do segmento e ramo.
Aqui apresentamos 18 segmentos de negócios, cada um desses com vários ramos de atividades.
Escolha o segmento de negócio em que você tem maior aptidão para trabalhar. Exatamente aquele em que você tem maior identidade e prazer de trabalhar, assim, terá muito mais motivação para se dedicar inteiramente ao negócio, com persistência e determinação.

5° Passo

Visite o site das Franquias que você escolheu.
Se o site não estiver conectado a este "Guia", e mesmo assim, parece que encontrou o que queria, mande uma carta ou recorra aos serviços de informações telefônicas, faça contato. Vá atrás de seu sonho!
No primeiro momento, visitando a franquia pela Internet você forma uma boa idéia dos produtos, serviços e assistência do franqueador.
Este é o processo mais rápido de obter as informações básicas do negócio.
Se as informações importantes da franquia não estiverem disponíveis, faça contato, peça mais detalhes.
Assim você está iniciando e um processo de seleção das franquias.
Cuidado: Não se deixe impressionar por sites encantadores. Neste momento o que se quer são informações claras, precisas e honestas.

6° Passo

Entre em contato com a franquia, deixe seu e-mail, faça suas perguntas, não se preocupe, você não estará comprando uma franquia pela Internet, e muito menos, ninguém irá lhe vender franquia assim.
Na prática, o que você fará através da Internet é uma verificação das informações disponíveis, do sistema de atendimento a candidatos a franqueados, da organização da empresa franqueadora e da seriedade com a qual ela trata cada um dos candidatos. Enfim, você vai conhecer o profissionalismo digital da franquia.
O processo de seleção de uma franquia exige calma. Não se compra franquia por impulso. Por outro lado, fuja da pressão e da "empurroterapia" de negócios.

7° Passo

Recebendo pela Internet ou pelo Correio todas as informações, separe as franquias que se encaixam dentro de sua disponibilidade de investimento.
Analise cada negócio, porém, entenda que cada franqueador adota uma sistemática própria de fornecer informações. Só que agora você já sabe avaliar o conjunto, lembre-se do artigo 3° da Lei? Aí esta a sua trilha.

8° Passo

Junto com as primeiras informações sobre a franquia, muitos franqueadores enviam questionários de pré-qualificação. Faz parte do processo, o franqueador querer conhecer mais as pessoas que se candidatam à sua franquia.
Assim, firmando seu interesse pelo negócio, responda os questionários disponibilizados no site, ou enviados para sua caixa postal.

Cumprido este ritual, você já se torna apto a ter acesso à Circular de Oferta da Franquia - COF e a Minuta de Contrato de Franquia.
É mais provável que somente depois que você tirar todas as suas possíveis dúvidas sobre a operação de franquia, é que você venha a receber a Minuta de Contrato de Franquia.

9º Passo

Tão logo você receba a COF, preencha seus dados de próprio punho, assine o Protocolo de Recebimento e envie de vota à empresa franqueadora através do Correio.
Apesar da Internet acusar o recebimento é mais prudente este processo.

10° Passo

Outro importante momento do processo de seleção da franquia é quando você começa a analisar a COF e a Minuta de Contrato de Franquia.
Agora atenção: espelhe o seu conteúdo da COF - Circular de Oferta da Franquia com o que está escrito na Minuta de Contrato de Franquia. Verifique se o que está prometido na COF está assegurado na Minuta de Contrato de Franquia. Fique muito atento você pode vir a ter surpresas.
Na dúvida, busque auxílio dos melhores consultores de franchising.

11° Passo

Mergulhar fundo no negócio - esta é a melhor maneira de conquistar tranqüilidade.
Analise bem:
- O estudo de viabilidade financeira. Algumas empresas franqueadoras, direta ou indiretamente, oferecem planilhas para mostrar a viabilidade do negócio. Neste caso, para fazer sua análise, utilize somente os dados. Faça você mesmo a sua própria planilha, procure ajusta-la à realidade da localidade onde você pretende instalar a franquia.
- Se o porte da franquia é compatível com a localidade em que pretende instalar sua unidade franqueada.
- Sistema de fornecimento, custo da mercadoria, frete envolvido e etc.
- Transferência de Know-how: é por isto que se entra no Franchising, então certifique-se dos programas de treinamento e reciclagens. Verifique a manualização dos processos (franquia não é só COF e contrato). Procure a equipe de suporte.
- E o marketing da rede como funciona? Este é o que dá força à marca e deve gerar as necessidades de consumo em seu território.
- Preocupe-se em conhecer o gerenciamento da unidade própria. O estilo gerencial é fundamental para o sucesso.

12° Passo

Você está seguro de que tudo que foi escrito e falado pelo franqueador é suficiente para que você decida-se pela franquia?
Mesmo que esteja, o trabalho continua. É hora de visitar ou de falar com todos ou a grande maioria dos franqueados da rede para certificar-se de que o negócio é um sucesso.
Dentre tantas perguntas que você pode formular, não se esqueça destas:
- Há quanto tempo você está na Rede?
- O investimento previsto foi conforme o divulgado?
- A sua empresa atingiu o faturamento médio previsto em quantos meses?
- A sua empresa já atingiu o ponto de equilíbrio?
- Você tem percebido um crescimento progressivo nas vendas?
- Os manuais oferecidos nos treinamentos, bem como, os treinamentos atenderam suas expectativas?
- Você está satisfeito com a assistência da franqueadora?
- Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas na operação da franquia?
- O retorno do investimento ocorreu ou deverá ocorrer conforme informado?
- Enfim, você compraria esta franquia novamente?
Você vai precisar refletir sobre cada uma das respostas. Pois, se resposta à última pergunta for sim, ou se o franqueado entrevistado tiver mais de uma franquia, você possivelmente está diante de um boa oportunidade de negócio.

13º Passo
Faça um revisão geral deste Passo a Passo:
- Olhe para seu perfil
- Verifique a capacidade de investimento e a reserva financeira
- Você obteve todas as informações da franquia e do franqueador?
- Visitou a sede da empresa?
- Visitou ou conversou com todos ou com a grande maioria dos franqueados?
- Você está seguro? Se Sim - Boa sorte. Você está iniciando um novo projeto de vida, porém lembre-se: não se deixe pressionar, quem decide a sua vida é você.

FONTE: guiadofranchising.com.br

8 comentários:

Com um perfil empreendedor e muita disposição são de grande valor nesse processo, um tanto quanto complicado e com detalhes que não se pode deixar passar.

Todo detalhe é importante para um empreendedor, determinaçao também.

Tais passos são extremamente importantes e devo confessar que... são muitos, cada qual com seus vários detalhes! Tem que ser muito bom e querer fazer o negócio acontecer!

Um sistema muito interessante de franquia é da rede de restaurantes Outback. Onde o presidente da rede é sócio de 50% de cada restaurante e o outro sócio só pode ter um restaurante da rede. Isso garante a ele dedicação total por parte do sócio de um restaurante individual e o nível de qualidade da rede por parte do sócio coletivo.

Os detalhes são de extrema importância garante atenção na realização de tais etapas e um diferencial com os clientes

Abrir uma franquia não é nada simples, apesar de já termos um layout a ser seguido, um formato de empresa já detalhado, devemos sempre buscarmos informações, treinamento além de gerenciar a empresa com seriedade e profissionalismo.

Para abrir uma franquia, você tem que entender bem de como sua matriz funciona e requer ter um grande capital para que você possa gerir a sua com a mesma qualidade que as outras se não pode acabar gerando a insatisfação dos clientes acostumados com outra qualidade e assim a falência da sua franquia.

Eu acredito que ao abrir uma franquia você já tem uma marca e uma idéia, mas a troca de experiências com outros franqueados pode fazer com que você já comece uma franquia com a mesma qualidade das outras, assim não perdendo clientes já acostumados com a qualidade de serviço, ou até superando os outros franqueados com uma qualidade de serviço superior.