quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Não venda produtos ou serviços, venda soluções

                                                               
Nossos clientes não estão em busca de uma furadeira, um cortador de grama ou uma caixa de bombom em forma de coração. Eles querem soluções para criar um buraco de 0,7 mm na parede, deixar com 2 dedos de comprimento do solo ou uma forma de sua esposa se sentir especial em uma quarta-feira nada comemorativa.

Se o que vendemos são soluções, o que precisamos é detectar problemas. Somos ensinados a evitar os problemas e nos manter longe deles. Mas os empreendedores de verdade devem enfrentá-los.

Criar soluções para o problema de forma satisfatória e perceber a demanda latente que existe para isso. Isso é empreender, perceber problemas, enfrentá-los assumindo os riscos e dar certo. 

Saia da sua zona de conforto, encare um problema e crie uma solução. Você vai se sentir mais vivo, arrisque dar certo.



9 comentários:

No caso dos serviços, tentar vender algo que não se vê, torna ainda maior a necessidade de se vender soluções.

Encarar o problema é a melhor forma de encontrar a solução.

A zona de conforto não acarreta desenvolvimento, antecipar e traçar soluções e arriscar-se esse é um diferencial!

A árvore de soluções são um dos métodos melhores para serem utilizados para solucionar os problemas essas soluções traçadas através de ações, mas para isso temos que sair da zona de conforto e encarar a realidade. Assim conseguindo nos desenvolver cada vez mais.

É importante ter uma visão crítica do que se está sendo realizado e conseguir visualizar as soluções para os problemas encontrados.

De nada adianta entregar mais problemas a serem resolvidos a nossos clientes, nosso serviço é solucionar esses problemas.

Isso me lembra Renato Russo: "As pessoas acham que eu tenho a resposta, mas eu não sei qual é a pegunta..." Tem muita empresa dando resposta de maluco porque nunca se interessa em saber qual a pergunta do cliente...

As pessoas compram soluções, momentos felizes, realizações, e por isso as empresas precisam saber o que realmente elas estão vendendo e proporcionar o melhor a seu cliente.

Primeiro, preciso dizer que esse vídeo é sensacional! Muito bom!
A meu ver, a Stratege não só leva soluções aos seus clientes, mas também conseguem através do seu trabalho fazer com que eles consigam realmente modificar suas empresas através das soluções dadas por ela.
Afinal, já vi muita empresa descobrir a solução de seus problemas, mas raramente vi os próprios donos, empresários em ascensão mudarem suas empresas e colocarem em práticas as soluções necessárias.