sábado, 19 de novembro de 2011

Planeje e veja a longo prazo



Algumas coisas dão errado antes mesmo de começarem. Isso porque deixamos de reservar algum tempo para planejar como faremos isso dar certo. Somos impulsionados e damos inicio sem antes pensar nas possibilidades que se abrirão após isso.
Planejar não é perda de tempo, e é no inicio que temos menos a perder e mais a ganhar com isso. Prever os possíveis problemas que enfrentará ao longo do caminho já é o primeiro passo para superá-los.

Por exemplo o ciclo de vida de um produto tem 4 etapas:
Introdução
É a inserção do produto/serviço no mercado. Há um esforço para torná-lo conhecido no mercado entre os consumidores e/ou parceiros de canais. As vendas crescem lentamente e nesse momento é preciso ver a longo prazo, pois os lucros são mínimos ou inexistentes e as despesas são grandes.

Crescimento
Nessa etapa o produto já está sendo aceito no mercado e em ascensão. Os lucros começam a ser maiores e a atenção com a concorrência precisa aumentar. Um plano para fazer os consumidores repetirem a compra ou até mesmo torna-los fieis é o ideal.

Maturidade
A redução no crescimento das vendas, mas o volume se estabiliza. O lucro permanece estável e é preciso tomar cuidado com as ações de marketing para ganhar da concorrência, pois isso pode gerar um déficit. Planejar uma maneira de não entrar em declínio ou reinventar o seu produto é a melhor solução nessa etapa.

Declínio
Quedas assombrossas nos lucros e vendas. Existem varias causas para esse estágio, mas a solução é reinventar o seu produto e iniciar um novo ciclo de vida.


Quanto melhor for o planejamento do seu produto/serviço, mais rápido ele passará pela introdução e chegará ao crescimento. Além de facilitar a resolução dos problemas que te levariam diretamente ao declínio.
Dedique algum tempo a planejar com cuidado, execute o plano com eficiência e lucre com os resultados. Mas se for errar, erre rápido e começa novamente para que os resultados positivos possam vir o mais rápido possível.

Vejam esse video de uma planejamento bem pensado:


7 comentários:

Acelerar a passagem da introdução para o crescimento e retardar a passagem da maturidade para o declínio pode ser conseguido com um planejamento eficaz.

Planejar e cumprir com seriedade as etapas, pode ocorrer a eficiencia. O planejamento tem que ser bastante sólido

É realmente incrível comparar esse gráfico com a vida de um ser humano, a semelhança é notável.

Quando ocorre o planejamento, metas solidas estabelecidas a realização ocorre sob um cotexto de lógica. Cada fase é importante

Outro vídeo bem interessante, muito bom!

Como já comentado em outros posts o segredo está no planejamento, devemos planejar nossas ações e tomar atitudes que garantam a perpetuidade de nossos negócios.

A ideia é fazer a manutenção para sempre estarmos na fase de crescimento/maturação.

Também acredito muito nesse gráfico, mas conversando um dia desses pensei melhor e durante o ponto de ruptura pode-se criar novas ações para que possa se manter a empresa em crescimento. O planejamento é uma das almas do negócio.

Acredito que as empresas tem que se planejar para quando chegarem na maturidade evitar o declínio, com ações de marketing e uma equipe de inovação empenhada esse declínio pode ser no mínimo uma fase estável.