terça-feira, 22 de novembro de 2011

Veja o que o Erro de Planejamento pode Causar

Após anúncio em site de compras coletivas, 

panificadora britânica tem de produzir 102 mil cupcakes



Para conquistar novos clientes e aumentar a popularidade de sua panificadora, a empresária britânica Rachel Brown decidiu participar de um site de compras coletivas, oferecendo cupcakes a um preço reduzido. 


Mas seu plano de marketing transformou-se em um verdadeiro pesadelo. Isso porque sua panificadora, acostumada a vender 100 unidades do bolo por mês, se viu com 8.500 pedidos, que totalizavam 102 mil unidades do produto. O negócio de Rachel ficou à beira de um colapso, que quase a levou à falência para poder atender à demanda inesperada. 



Rachel ofereceu aos clientes do site 12 variedades de cupcakes com 75% de desconto. Para dar conta da produção dos 102 mil cupcakes, a empresária teve que contratar mais 25 funcionários, além dos oito que já possuía. E foram necessários turnos noturnos para a finalização dos pedidos. 



Após produzir todos os cupcakes, Rachel contabilizou um prejuízo de £ 2,50 (R$ 7) por encomenda e pagou £ 12.500 (R$ 35.400) de custos adicionais de pessoal e de distribuição, o que eliminou os lucros do ano inteiro do seu estabelecimento, segundo o jornal britânico Daily Mail.

Heather Dickinson, diretora de comunicação internacional do Groupon, em que Rachel havia divulgado a promoção, disse ao jornal que não há limite para o número de cupons ofertados, mas que a empresa faz um acopanhamento com as empresas e que essa é a primeira vez que algo assim acontece. 
Fonte: pegn

6 comentários:

Mais um exemplo da amplitude da repercussão de um erro de planejamento causado por pouco embasamento.

Demostraçao de um projeto feito sem planejamento!

O planejamento deve acontecer antes de tudo!

O planejamento tinha que estar estruturado antes de qualquer decisão de colocar o projeto em ação, tem que se avaliar a forma pessimista e otimista, além de analisar os riscos, o que não aconteceu nessa ocasião.

Um bom planejamento é imprescindível ao sucesso de um empreendimento, temos que pensar em todas as possibilidades possíveis, traçar possíveis dificuldades e consequentemente seus planos de ações para se obter a resolução desses problemas.

A jogada de marketing deu errado e por pouco não decretou a quebra da empresa, o problema é que esse não é um fato isolado e muitas empresas quebram por falharem grosseiramente em seus planejamentos.

A empresa precisa saber do seu potencial, até onde ele pode dar descontos em seus produtos a fim de aumentar suas vendas.