segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

5 dicas para seu negócio dar certo na web!


1º- Pensar: o primeiro passo é entender que as redes sociais são mais um canal de comunicação assim como os tradicionais mas, por serem um meio público e instantâneo, nessas plataformas as informações devem ser dinâmicas e as respostas rápidas. Qualquer demora pode gerar uma crise. O ideal é que nesta fase participe alguém que conheça profundamente a empresa e alguém que entenda a linguagem das redes sociais;

2º- Planejar: é a lição de casa. Os canais devem falar a mesma língua, com linguagens diferentes adequadas a cada público. O público web é curioso, está acostumado a procurar tudo sobre algo que lhe interessa , e conferir em canais independentes se o que a empresa comunica condiz com qualidade do serviço prestado e do produto entregue. O planejamento vai nortear o resto do processo;

3º- Executar: o responsável por postar deve possuir familiaridade com as redes sociais, conhecer as ofertas e ter suporte dos profissionais da empresa. É importante ter cautela na seleção deste profissional/empresa porque é ele que transmitirá a palavra oficial da corporação na rede. De qualquer forma, todo o fluxo deve ser pensado de maneira que não perca a velocidade;

4º- Monitorar: toda ação deve ser monitorada para saber o retorno que proporciona. A vantagem da internet perante as outras mídias é a possibilidade de testar a eficiência antes. O monitoramento é o termômetro que vai direcionar investimentos e ajudar a definir os próximos passos;

5º- Avaliar: saber ler os números é fundamental. Um grande número de seguidores no Twitter ou fãs no Facebook ou integrantes na comunidade do Orkut não são garantia de sucesso da ação. Os resultados práticos vem com a priorização das vendas e do ganho do valor de marca.

É por isso que as empresas devem estar atentas. Atitudes como fazer um perfil em uma rede sem pensar em uma estratégia, ou ainda subestimar os efeitos que uma reclamação (ou o contrário) pode ter nesta plataforma, não dando um constante feedback ao usuário, podem causar sérios problemas a uma organização, como a queda na sua popularidade e até na sua reputação.

13 comentários:

Informação com objetividade e clareza é sempre bom, por isso é tao importante criar a estrategia antes da execução.

Com a repercussão que traz ações em mídias sociais, ações bem planejadas e bem embasadas são de grande importância.

Hoje em dia a melhor maneira de divulgar é nas redes sociais, ganha muita atenção do público jovem!

Pra vc ver, teoricamente é muito facil se dar bem com um negocio virtual, há regrinhas basicas como estas que vcs explicitam que pode fazer dar um UP no negocio. É triste ver que ainda tem gente que mete a cara sem programação, sem nenhuma organização, ignorando coisas simples como estas dicas e acabam se quebrando no fim. Realmente estes não mereciam se dar bem, nao sao inteligentes pra isso.

Parabens pelo post e pelo blog.
To seguindo vcs tambem,
andersonyankee.wordpress.com

boas dicas!

há pouco tempo vi uma palestra na faculdad q abordava este tema. Foi mt boa e produtiva!


otima quarta feira.

http://cabecafeminina.blogspot.com/

a página no Facebook: https://www.facebook.com/pages/Cabe%C3%A7a-Feminina/162665117088740

Hoje esse é realmente o grande foco de marketing no mercado.

É uma fatia do mercado muito produtiva se for bem aplicada

Esses dias mesmo estava conversando, rapidamente, com uma pessoa a respeito da inclusão das empresas nas redes sociais.

De fato existem diversos pontos que devemos ter um cuidado maior para não gerar um efeito contrário.

É sempre bom estar atualizado com as linguagens usadas em cada um dos sites de relacionamentos, por exemplo, que possuem características de linguagens diferentes.

Com a tecnologia de hoje em dia e o com a possibildidade de uso de quase todos, a forma de divulgação pelas redes sociais é um meio que tem que ser bastante utilizado, mas de forma correta, de modo que possa atingir o publico desejado e conseguindo assim alcançar o objetivo.

O uso das redes sociais pelas empresas está mesmo se tornando algo imprescindível. Algo como, quem não usa fica pra trás.
E fica claro que tal uso se for bem trabalhado, planejado, executado, enfim, pode ser um excelente aliado na divulgação e no crescimento de qualquer empresa, mesmo as de menor porte.

Esse post é muito importante porque mostra que o marketing nas redes sociais não é uma brincadeira, tem que ser feito com seriedade.