segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

8 dicas para montar seu time vencedor no marketing digital

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1. Pesquisa: Defina o seu público-alvo, o perfil do consumidor/cliente a quem será direcionado o trabalho de comunicação, relacionamento, publicidade e venda.
2. Planejamento: Formalize tudo. Planejamento, ações, formas de execução, monitoramento e estrutura da equipe responsável em um documento detalhado, que servirá para direcionar o trabalho tanto em relação ao plano geral como para cada um dos responsáveis pela execução. Assim todos terão uma visão mais clara sobre seu papel e responsabilidades no processo.
3. Produção: Transforme seu website em uma ferramenta de negócios e não simplesmente em um cartão de visitas. Para isso é necessário desenvolver uma "arquitetura" que facilite o seu potencial cliente a encontrar as informações que procura, ao mesmo tempo em que o direciona a agir: entrar em contato diretamente, assinar uma newsletter, preencher um formulário, comprar.
4. Publicação: Crie conteúdo (textos, imagens, vídeos, etc.) de relevância para o seu público-alvo no site. Esta é a chave para atrair o interesse não só pelo seu site mas também pelo que sua empresa tem a oferecer.
5. Promoção: O site está fácil de navegar, com conteúdo relevante? Agora falta divulgar tudo isso para seus clientes em potencial. Há várias formas de promover sua empresa na internet, mas tenha como ponto de partida transformá-lo em referência sobre seu ramo de negócio nas pesquisas do Google.
6. Propagação: Uma forte característica da internet é o seu poder de rápida disseminação, principalmente por causa da influência das redes sociais. Use isso a seu favor, desenvolvendo campanhas com alto poder de "viralização".
7. Personalização: Cada cliente ou consumidor em potencial que se cadastra em seu site deixando seu e-mail ou outras formas de contato vale ouro, pois significa que ele consentiu em manter contato com sua empresa. Aproveite esta oportunidade para manter o relacionamento, segmentando os diferentes perfis por grupos de interesses, enviando conteúdo de relevância de acordo com as necessidades de cada um.
8. Precisão: A internet dispõe de diversas ferramentas para monitoramento dos resultados de marketing digital. O Google Analytics, por exemplo, permite várias formas de analisar as visitas ao seu site, inclusive com o ROI (retorno sobre investimentos). Faça uso desses recursos, estabelecendo os indicadores que lhe permitam acompanhar as características de desempenho mais importantes

7 comentários:

Um website com conteúdo bem direcionado ao seu público-alvo torna a propaganda bem objetiva.
Excelentes informações no post!

Definir bem o objetivo que quer passar, pode fazer tornar facil o recado ou a informaçao a ser passada.

Esse é realmente o futuro do marketing como um todo. E com essas dicas é possível ser um dos primeiros a se preparar e utilizar esse infinito canal de comunicação.

Foco e utilização correta, alavanca este potencial

Com um departamento de marketing bem estruturado maior será a vinda de clientes e assim maior o faturamento da empresa, por isso temos que ter um conhecimento desse conceito para obter o sucesso.

Esse guia está bem estruturado e me passou boas ideias.
Muito bom artigo.

A questão de estar monitorando seus clientes é sensacional, a empresa precisa saber aonde investir mais, o que agrada, o que não agrada, entre outros.