quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O que é Qualidade?

O QUE É QUALIDADE? 


“Qualidade é a adequação ao uso. É a conformidade às exigências”(1). Esta é a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, situado na Suíça e responsável pelas normas de Qualidade, em diversos setores, no mundo inteiro. 

Contudo, quando falamos de Qualidade é forçoso render-se a definições mais abrangentes. “Qualidade tem a haver , primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. 

A Qualidade reside no que se faz – aliás – em tudo o que se faz – e não apenas no que se tem como conseqüência disso”(2). Ou, em outras palavras, todos os processos de uma determinada atividade são importantes; se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade. Cabem aqui algumas observações. Se perguntarmos a várias pessoas leigas ,“O que é Qualidade?”, provavelmente receberemos várias respostas diferentes. 

A Qualidade está ligada a sentimentos subjetivos que refletem as necessidades internas de cada um. Muitas pessoas avaliam a Qualidade pela aparência; Outras se voltam à qualidade do material com que é feito o produto. Outras, ainda, avaliam a Qualidade de alguma coisa pelo preço. Existem várias dimensões da Qualidade. O aspecto objetivo, mensurável da Qualidade, é o processo. É através dele que se pode implantar sistemas como o da ISO-9000, por exemplo. Isto pode ser aplicado desde a fabricação de um automóvel até a confecção de um sanduíche. Utilizemo-nos de dois exemplos de Qualidade nas atividades citadas: o veículo Rolls Royce e os sanduíches McDonald`s. Tanto um quanto o outro têm todas as suas etapas de desenvolvimento bem estabelecidas. É a valorização dos processos. A tinta na coloração exata, as máquinas da linha de produção perfeitamente reguladas, os parafusos nos lugares corretos, o tempo de fabricação perfeitamente controlado, um veículo exatamente igual ao outro. 

Da mesma forma, os componentes do sanduíche sempre do mesmo fornecedor, a chapa de fritura aquecida na mesma temperatura, a forma do manuseio do sanduíche sempre com higiene resultando num produto final bastante parecido, independente da lanchonete que se utilize. É o chamado padrão de Qualidade.Contudo, outras dimensões da Qualidade existem que não podem ser mensuradas. Podemos não duvidar da higiene de um sanduíche McDonald`s mas podemos, também, não apreciar suas instalações (muitos acreditam que suas mesas e bancos sejam tão somente adequados às crianças e aos adolescentes). Podemos não duvidar da Qualidade de um Rolls Royce, mas podemos criticar o seu preço. Ou seja, as organizações preocuparam-se em estudar a Qualidade nas dimensões não atingidas pelos processos. Daí surgiu a Qualidade Total. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes. O conceito de cliente deve ser estendido ao ponto de, todos - numa organização – serem considerados clientes. São os clientes externos (todos que entram em contato com a organização e que não são parte integrante da mesma) e os clientes internos (todos os funcionários e setores da organização). Dessa forma são avaliadas as relações dos diversos departamentos de uma organização e as relações desta com a sociedade como um todo. 


Fonte: http://pt.shvoong.com/business-management/entrepreneurship/1679807-que-%C3%A9-qualidade/#ixzz1hBhE5diq

7 comentários:

A eficacia do processo basicamente é o resultado da qualidade.

Muito importante a distinção entre qualidade e qualidade total.

Sendo considerada como uma área nova em muitas empresas, hoje é o motivo de sucesso de muitas delas também!

Auxilia na produção de resultados satisfatórios!

Perfeita análise, a qualidade dos processos levará a qualidade final de algo.

Temos que dar enfase a realização das tarefas de forma eficiente, organizada, planejada e com qualidade....o resultado final naturalmente será algo com qualidade.

Um outro ponto bastante interessante foi a diferença entre Qualidade e Qualidade total, não sabia desse conceito de qualidade total.
Irei pesquisar mais sobre o assunto.

Concordo com a análise, o julgamento do que é qualidade pode ser bem amplo e com várias opniões diferentes, mas se especificarmos o tipo de qualidade e onde ficará mais fácil para entendermos e julgarmos.

"A qualidade é um fator desejado por todos, empresas e consumidores. Cada um na sua exigência e realidade. Por isso que se diz, a qualidade é subjetiva, pois depende do ponto-de-vista e da perspectiva que se deseja alcançar."
(Trecho de um artigo)