quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Barcelona: O Segredo do Planejamento e Sucesso

barcelona


Não é comum que um time de futebol concorrente de uma liga importante vença todas as seis competições que disputou em um ano. Mais incomum ainda é esse time conseguir tantos triunfos com um técnico e dez jogadores formados na própria equipe. Além de tudo, três desses jogadores foram finalistas do mais prestigiado prêmio individual do futebol mundial.
Sob qualquer ponto de vista, o Barcelona aprendeu a dominar a arte de vencer. Mas quais são os segredos desse sucesso? Como gerenciar tantos talentos? Seu modelo é sustentável? O que o clube precisa fazer para que sua filosofia e seu estilo de jogo imperem sobre os interesses individuais de cada jogador?

Hora do jogo
No campo, os jogadores precisam adaptar-se à filosofia do clube: jogar de forma técnica e atraente. Têm que entender os princípios do sistema da equipe para serem capazes de se integrar rapidamente quando chegar a hora. Nos grupos inferiores, todos jogam o mesmo número de minutos, o que permite o amadurecimento com êxito. O espírito de competição vai sendo injetado pouco a pouco.
José Ramón Alexanco, ex-diretor-técnico das equipes jovens do Barça, explicou que alguns jogadores com grande potencial, como Bojan Krkic, podem subir mais rapidamente do que os outros. A equipe técnica do time analisa com cuidado essas decisões, pois um engano pode abalar a autoestima dos jovens e, consequentemente, seu progresso.
Um momento particularmente delicado ocorre quando os jogadores entram na categoria juvenil. Só os melhores, aqueles que têm realmente potencial para chegar ao time titular, são escolhidos. É também nesse momento que os preteridos são liberados de seus compromissos com o clube, o que sempre leva a atrativas propostas de outros times espanhóis e estrangeiros. Então, como reter os talentos? Alexanco explica: "É aí que entram em cena os valores do Barça".
Os jovens jogadores sabem que o clube tem confiança neles e acreditam que podem chegar ao time titular. Por isso, os astros em formação estão mais dispostos a colocar suas perspectivas de carreira à frente de um salário maior em outro clube. Do ponto de vista do time, esse comprometimento é essencial. Procurar reter a qualquer preço atletas que podem mais tarde sair do clube representa assumir riscos muito altos – além do perigo de grandes prejuízos financeiros.
O século 21 trouxe a necessidade de se adotar um sistema com foco mais global em La Masía. Para recrutar talentos na América Latina, o clube resolveu abrir uma academia semelhante na Argentina, em 2007. Essa iniciativa ampliou a base de jogadores da organização e aumentou o valor de marca do Barça. A formação de um novo centro de treinamento, a Cidade dos Esportes, em Sant Joan Despí, ofereceu uma residência mais moderna aos jovens jogadores. Lá, eles recebem o máximo de cuidado e atenção, e suas rotinas de treinamento nunca são afetadas por atividades da equipe profissional.
A academia é um projeto ambicioso e pioneiro, destinado a permitir que o clube permaneça como o mais efetivo produtor de novos talentos para o futebol do mundo, garantindo que Messi, Xavi e Iniesta tenham seguidores à altura.

8 comentários:

Só com muita honestidade é que se consegue formar um grande time.
Os nossos dirigentes adoram uma maracutaia, um dinheirinho extra.

O sucesso do Barcelona se deve ao empenho e à organização de todos que fazem parte do clube.

Puxa! É interessante que isso mostra que o futebol é um grande negócio, onde tudo é planejado, tudo tem um objetivo, seja ele de colocar alguém em evidência, captar nova mão-de-obra, ou mesmo novos investidores, e é claro, captar novos clientes, que assistem aos jogos nos estádios, pela TV ou internet e compram tudo o que for possível relacionado ao seu time ou jogador favorito.

Excelente post!

Como o próprio texto diz, o segredo do Barcelona está no seu planejamento.
Esse planejamento parte das coisas mais simples, como por exemplo oferecer estrutura a seus atletas para desenvolverem suas técnicas, ter um acompanhamento psicológico, dentre outras coisas essenciais.
Mas o planejamento do clube também abraça fatores mais complexos, como por exemplo inserir na cabeça dos jovens os valores do clube, passar para os jovens a importância que o Barcelona possuí e a sua capacidade de valorizar os jogadores.

No mundo atual onde o futebol parece não conhecer crises mundiais percebemos jogadores com salários astronômicos, e colocar na cabeça de uma jovem promessa que ele deve recusar uma proposta de um outro clube que oferece 3, 4 vezes mais do que ele ganha no seu clube de origem somente com um trabalho árduo e sério, uma gestão eficiente e inovadora.

O segredo do Barcelona é o planejamento a longo prazo, isso eles já vem pensando a bastante tempo com o foco na base que traria frutos no futuro e é o que está acontecendo agora, com quase todo o time titular vindo da base e do projeto que eles já vem trazendo a muito tempo. Além disso, nenhum jogador vai querer sair do melhor time do mundo e todos vão querer vir jogar nele.

Não sou muito fã de futebol não... maaas a 'mensagem por trás do texto' me chamou bastante a atenção.. :D


---------

O Fantástico Mundo de Letícia -
UM BLOG SOBRE TUDO, TUDO MESMO!

Última Matéria: Estupro ao vivo em Reality Show, é isso mesmo produção?

http://ofantasticomundode-leticia.blogspot.com/

Um time de futebol é um negócio e ele tem que ser planejado, no futebol a forma física, a técnica e a disciplina são atitudes que você forma com o tempo, por isso é bom reter esses jogadores, assim como uma empresa que tem um profissional diferenciado deve reter o mesmo, com atitudes que motivem esse profissional a dar o seu melhor pra ela.