terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Por que devo atender canais eletrônicos!?

Qual é o principal fator que leva um cliente a escolher a sua empresa ou a optar por alguma empresa concorrente ? Independente de ser produto ou serviço a primeira resposta que vem a mente é o fator preço, naturalmente.


No entanto isso não é uma verdade absoluta, em alguns casos é natural optar pelo menor preço, mas o que o consumidor quer, e quando digo consumidor, não me refiro a pessoas somente, isso se aplica a empresas também - visto que empresas possuem necessidades básicas para se manter em funcionamento - o que realmente conta é a qualidade.

Como podemos aumentar a qualidade dos nossos produtos/serviços ? Qualidade se tornou um conceito muito subjetivo, não está mais apenas no que diz respeito ao que se vende somente e sim em todo o conjunto operacional da empresa: pré-venda, venda, pós-venda. Por isso tudo é analisado pelos consumidores, nada passa desapercebido... NADA.

Por isso é importante que as empresas diversifiquem os canais de comunicação com seus clientes e o mais importante, demonstre interesse em saber a opinião que o cliente tem, seja boa ou ruim. Um cliente satisfeito com um produto/serviço o "divulga" para um grupo de 2 a 6 pessoas, um cliente insatisfeito faz a mesma coisa para cerca de 25 pessoas, isso apenas no famoso "boca-a-boca", não estou contemplando as redes sociais, caso a pessoa faça uso de redes sociais esse número salta facilmente para 5 vezes mais.

Toda melhoria implementada em canais de comunicação, resulta num melhor relacionamento com o cliente e numa possível e tão sonhada fidelização. Em alguns casos pode ser uma fidelização espontânea mesmo, sem que haja a necessidade de contrato entre as partes, o cliente mantem-se fiel a empresas porque é bem atendido pela mesma e por isso o preço em alguns casos nem é levado em consideração.

Hoje é essencial que a empresa atente aos canais eletrônicos de comunicação, e-mail, chat, website, blog, redes sociais e dispositivos móveis. Disponibilize opções para comunicação, estenda isso para venda de serviços e observe o resultado, imagine a conveniência de realizar pedidos via smartphone ou tablet e receber a mercadoria em alguns instantes, no local onde você estiver.

O número de pessoas que possuem smartphones ou tablets vem aumentado rapidamente, isso de deve principalmente ao sistema Android que vem sendo adotado por diversos fabricantes, dessa forma é possível encontrar smartphones com preços entre R$300,00 até R$2000,00. Há opções para todos os bolsos e a tendência é que isso continue aumentando ainda mais nos próximos anos, então é importante que as empresas estejam preparadas para essa nova tendência.

4 comentários:

Tenho certeza que os canais eletrônicos ( Internet , Redes Sociais , Fóruns etc ) ,possuem ,hoje - e issso tende a aumentar ainda mais - um poder de Marketing ( divulgação ) , incalculável , imensurável , que pode tanto aumentar o prestígio da sua marca /produto como levá-la ao inferno em segundos . . .

Achei o post excelente1! Quanto maior a utilização pela empresa de tais meios de comunicação, a meu ver mostra ao cliente que ela está preparada para atendê-lo de todas as formas possíveis. Sem falar realmente no que o nosso amigo Douglas escreveu acima. O uso de tais canais tem se tornado essencial também para as empresas divulgarem seus produtos e serviços, sempre "vendendo seu peixe" da melhor maneira possível.

O texto mostra a realidade do desenvolvimento das redes sociais e da tecnologia, hoje em dia as noticias correm muito mais rapidas, sendo elas boas ou ruins. Por isso o seu produto tem que ter a maior qualidade possivel, quanto maior o compromisso com os resultados, mais você irá atrair a clientela.

A questão do feedback é importantíssima, as medidas que podem ser tomadas para evitar reclamações e para manter o que agrada seus clientes são percebidas por seus clientes e fazem com que eles não precisem procurar um concorrente.