quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

6 dicas do Roberto Justus para não ouvir "Você está demitido!"




Veja seis dicas de sobre Liderança e Empreendedorismo dadas pelo Publicitário Roberto Justus durante uma palestra em São Paulo

  • Paixão pelo que faz. "Senão você simplesmente não consegue trabalhar";
  • Visão significativa de oportunidades;
  • Informação sobre assuntos gerais. "Não adianta ser um especialista em apenas uma coisa e desconhecer outros assuntos importantes";
  • Ética. "Antes uma característica básica de todos, hoje a ética no Brasil passou a ser um diferencial";
  • Equilíbrio entre razão e emoção. "Não dá para ser nenhum dos extremos, pois as decisões certamente não seriam as mais ponderadas";
  • Saber planejar tão bem quanto executar as tarefas.
O publicitário também respondeu às perguntas dos jornalistas em entrevista coletiva. Questionado sobre qual o modo mais eficaz de contratação - o famoso QI (Quem Indica) ou processos seletivos mais longos como o de seu programa - ele afirmou que, nos dias de hoje, "é muito difícil abrir as portas sozinho". Por isso, ter uma boa rede de contatos é fundamental. "Hoje, o know who é tão importante quanto o know how ". Ele também recomenda os serviços de headhunter ou empresas especializadas em recolocação profissional. "As empresas estão aí para ajudar nessa hora difícil".
O apresentador também comentou o perfil da liderança brasileira. "O povo brasileiro tem mais flexibilidade, se comparado a outras nações do primeiro mundo". Ele afirmou que os líderes brasileiros possuem esse diferencial por conta da instabilidade econômica que sempre regeu o País. "Nós tivemos que nos adaptar a essa turbulência. Só agora, com essa relativa estabilidade econômica, os brasileiros estão aprendendo a fazer planejamentos de médio e longo prazo". Mesmo com essa possibilidade de planejamento maior, Justus afirmou que há algumas decisões que precisam ser tomadas com rapidez e precisão, e cabe ao bom líder executar a tarefa sem hesitar. "O líder não pode jamais ficar em cima do muro".

3 comentários:

Esse cara é sensacional e de ótimo conhecimento, quando ele saiu do aprendiz ficou sem graça, só espero que ele indica a stratege pra fazer a parte de recrutamento e seleção, mas o que foi dito acima é de maior parte falada por todos.

Achei muito interessante ele falar sobre o "Know Who". E sobre o artigo como um todo, acho que tem muita gente que que pode não se mostrar um líder e empreendedor de cara, mas mesmo assim possuem características que bem trabalhadas podem trazer um grande líder à tona. As dicas são muito boas e no fim das contas qualquer um que realmente queira pode NÃO ser demitido.

Nesse artigo cai muito bem aquela frase do Ayrton Senna: "No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz."