quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Como fazer um bom Email Marketing em 3 passos!




O uso de email marketing pode ser uma maneira muito interessante de divulgar seus produtos e serviços. Através de mensagens personalizadas, seus clientes ficam sabendo das novidades e promoções sem os altos custos das campanhas impressas. 

Aqui vamos falar um pouco de como montar sua estratégia e potencializar feedbacks positivos:
Mensagem direta a quem interessa
O bom uso do email marketing requer cautela e planejamento. A regra número um é ter a autorização de quem vai receber seu email. Nada mais desagradável que ter sua caixa postal cheia de mensagens não desejadas. O resultado pode ser extremamente negativo para sua marca, gerando o efeito contrário do esperado.
Como sabemos, spams são proibidos e, portanto, estão fora de discussão. A regularidade das mensagens devem ser estabelecidas com critério, podendo ser mensais ou quinzenais de acordo com a necessidade de seu negócio e sem cansar sua base de clientes.
Outro ponto fundamental é deixar sempre em fácil acesso as opções para requisição e desistência dos emails. Ao enviar a uma base de clientes que optaram por receber suas mensagens as chances de resultados positivos serão maiores.
Newsletters
Transformar seu email marketing em uma newsletter também é uma opção positiva. Mesclar notícias com promoções pode ser uma forma interessante de criar vínculo com seus clientes, informando-os das novidades do segmento. Além disso, pode ser uma boa ação de venda.
Divulgue suas ações, campanhas, eventos e ofertas exclusivas para os assinantes de sua newsletter. Se contruídas com conteúdo agradável e atrativo, podem se tornar uma eficiente forma de fidelizar clientes.
Segmente seu público
Para melhores resultados no uso de email marketing a segmentação do público alvo é primordial. Ela pode ser feita por diferentes critérios de acordo com os seus objetivos de marketing.
Alguns dos critérios mais utilizados são sexo, idade, região e grupos de interesse. De nada adianta você divulgar a venda de maquiagem para um público masculino. Por isso, a segmentação deve ser feita caso a caso e quanto mais focada, melhores os resultados.
Um exemplo pode ser uma divisão entre os consumidores que compram com frequência e os que compram anualmente. Para o primero grupo, você pode enviar um email com ofertas exclusicas e planos de fidelidade. Já para o segundo, envie conteúdo sobre lançamento de produtos.
Aqui, como em qualquer ação de marketing, é primordial conhecer a fundo seu público alvo para enviar a cada um de seus grupos a mensagem que esperam. Com foco, bom senso e conteúdo interessante, as chances de resultados positivos são muito maiores.

3 comentários:

Estamos precisando saber sobre isso, o email de marketing é uma forma muito eficiente de captar clientes e de principalmente fidelizar clientes, porém ele tem que esta muito bem estruturado e dinâmico , senão ninguem irá conseguir ler ele por completo.Com esse mundo virtual acaba fazendo com que o mundo empresarial use cada vez mais a internet como forma de marketing.

Um e-,ail marketing bem feito e focado pode dar um "boom" em qualquer empresa e atrair clientes para outros produtos da mesma.

O passo principal é segmentar seu público e mostrar o diferencial da sua empresa pro cliente que não conhece e fidelizar o cliente com promoções, lembretes em datas comemorativas, entre outras.