quarta-feira, 23 de maio de 2012

Acompanhamento dos Resultados Diários (Supermercados)

Ao analisar nossos clientes de supermercado percebemos que algumas ações podem fazer com que esses tipos de negócios tornem-se máquinas de vendas.

Uma delas é o Acompanhamento dos resultados diários. Através do acompanhamento diário dos resultados pelos gestores do mercado, este conseguiriam tornar decisões mais rápidas e reverter quadros negativos em algum setor do supermercado. 

Por isso, vocês precisam de medir os resultados divididos por setores. Assim, você deve agir rapidamente, quando um setor estiver projetando queda, uma ação imediata deve ser feita para corrigir os problemas.

As projeções podem ser feitas de forma simples. Por exemplo, caso o setor de laticínios hoje dia 23/05 tenha gerado do 01/05 ao dia 23/05 R$ 500.000,00, caso seu supermercado funcione de segunda a segunda. Você teria uma média diária R$ 21.739,13. Assim, a projeção até o final do mês seria de R$ 673.913,04 aproximadamente.

As projeções devem ser feitas todos os dias, pois os resultados podem variar para cima ou para baixo. Caso os resultados sejam negativos você deve agir rápido visando mudar o destino de redução de suas vendas. 

"Normalmente o que controlado, medido e acompanhado acaba sendo realizado!" 
(Leandro Rosadas - Diretor Executivo da Stratege Consultoria)


Lembre-se que normalmente o ótimo é inimigo do bom! Por isso, é muito melhor que você implante um sistema simples no início e depois vá tornando seu sistema mais inteligente, adicionando critérios para o fim de semana que tem variações de vendas, ou então, coloque uma variável para a segunda quinzena do mês que normalmente reduz o faturamento do supermercado em 10% a 20% com relação as vendas na primeira quinzena do mês.

Transforme seu controle em algo complexo quando já estiver rodando a algum tempo.

Qualquer dúvida entre em contato que terei todo o prazer em saná-la!


Leandro Rosadas é Diretor Executivo da Stratege Consultoria
leandro@stratege.com.br

0 comentários: