terça-feira, 24 de julho de 2012

Ambush marketing

O evento Red Bull Flugtag (com cerca de 50 mil visitantes)consiste na construção de máquinas voadoras em que a audiência vai torcer pelo seu carro favorito, aproveitando este acontecimento, os canais Fox entraram de uma forma infiltrada promovendo a marca,dando megafones de cartão para torcer pelos carros. Esta acção resultou numa mancha laranja Fox na multidão.Uma estratégia bastante eficaz e de baixo custo.



Ambush marketing pode ser definido como uma estratégia de marketing em que os anunciantes se associam e aproveitam um evento particular sem pagar qualquer taxa de patrocínio. O Dicionário Macmillan Inglês define ambush marketing como uma estratégia de marketing em que uma marca concorrente conecta-se com um grande evento sem pagar taxa de patrocínio. De acordo com McCarthy, ambush marketing é um tipo de comercialização por uma empresa que não é patrocinadora oficial de um evento, mas que coloca anúncios usando o evento, para induzir os clientes a prestar atenção ao anúncio. De uma perspectiva teórica, ambush marketing refere-se a tentativa de uma empresa para capitalizar o goodwill, reputação e popularidade de um evento particular através da criação de uma associação com ele, sem a autorização ou consentimento necessário das partes.

Ambush marketing – Dicionário de Negócios
Expressão em inglês que significa literalmente “marketing de emboscada”, isto é, quando uma empresa consegue fazer aparecer de al­guma forma sua marca em evento patrocinado por ou­tra.

Por exemplo, durante a Copa do Mundo de 1994, em alguns jogos da seleção brasileira de futebol cuja transmissão era patrocinada por uma marca de cerveja, sua principal concorrente colocou placas nas laterais do gramado e contratou espectadores uniformizados com sua marca, que acabaram aparecendo mais tempo du­rante a transmissão dos jogos do que a própria marca do patrocinador.
A palavra "emboscada", como é usada na expressão de "ambush marketing", significa "um ataque de uma posição oculta" e é derivado do verbo francês antigo embuschier, com o significado "para colocar em um bosque". O termo "emboscada marketing "foi criado pelo marketing estrategista Jerry Galês, enquanto ele estava trabalhando como gerente de marketing global para a empresa American Express em 1980.

0 comentários: