quinta-feira, 13 de setembro de 2012

As palavras movem mas os EXEMPLOS ARRASTAM!

Durante toda minha vida como consultor percebo que todas as empresas ainda se enganam em achar que podem motivar os funcionários. 

Aprendi na prática em todas as empresas que trabalhei, que as palavras podem entusiasmar e emocionar, mas nunca motivar. A motivação é algo que tem que partir do indivíduo, as pessoas tem que querer se mover para a realização de uma ação ou tarefa. 

Assim, as empresas podem até criar condições diferenciadas, mudar a estrutura física, criar novas maneiras de remuneração, dar prêmios, dar novos benefícios, mas isso criará somente o ambiente, o indivíduo terá que querer se mover.

Sempre digo para os donos das empresas, onde trabalhamos, que podem ter melhores resultados quando implantam tudo que disse acima perguntando antes para os funcionários. Os mesmos, podem ter necessidades e através de uma pesquisa simples, onde pergunte para seus colaboradores o que eles querem, a empresa pode ter um resultado real e mais eficiente.

Mas na realidade o objetivo desta dica de gestão é mostrar que os líderes, gerentes, donos da empresa teriam que ter cuidado com suas palavras, pois elas podem mudar os sentimentos que seus colaboradores tem com relação a sua empresa. E isso pode terminar em processos trabalhistas, abandono ou simplesmente maior displicência com relação ao trabalho.

A melhor maneira de fazer as pessoas brigarem pelos resultados e buscarem com todas as suas forças o melhor para sua empresa é através dos exemplos.

Os exemplos, não movem, e sim arrastam desesperadamente as pessoas para a trilha traçada pelo líder! Assim, se quer seus funcionários chegando na hora, seja o primeiro a chegar! Se quer compromisso de seus colaboradores, seja o primeiro a se comprometer! Quer produtividade, seja o primeiro a se tornar mais produtivo! Tudo deve iniciar em você! Você deve ser justo! Você deve ser ético! Deve elogiar quem realmente fez e não quem teve glória por causa de algumas coisas que outra pessoa fez! Deve punir quando alguém fizer errado e se melhorar elogiá-lo por ter se tornado outra pessoa!

Exemplos... Exemplos... Exemplos...

Isso sim, leva uma organização ao seu destino... Lucros crescentes e sólidos!


Leandro Rosadas
Diretor Executivo da Stratege Consultoria 

0 comentários: