quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Dicas de Como Reduzir Custos na sua Empresa

Nós da Stratege ao longo do nosso percurso percebemos que algumas ações podem fazer diferença. Segue 20 dicas que podem fazer diferença no seu negócio:

1-Reduza os custos, depois faça as perguntas

2-Analise detalhadamente cada custo. Vá no detalhe, olhe custo a custo, mesmo os pequenos todos da empresa devem notar que tudo irá mudar que não terá mais a mesma cultura de comprar, adquirir, contratar sem alguém analisando cuidadosamente.

3-Defina seus custos estratégicos (aqueles que geram lucro ou crescimento da receita) e seus custos não estratégicos (todo o resto dos custos). A empresa deve gastar mais do que os concorrentes em custos estratégicos, pois isso sim gerará um diferencial competitivo.

4-Crie a necessidade de aprovação de cada custo, crie dificuldade para eliminar facilidades e gastos desnecessários.

5-Elimine todos os relatórios e aguarde a solicitação. As solicitações que forem feitas retome como padrão de relatórios. Descobrirá que as empresas tem infinitos relatórios que não são usados e na maioria das vezes tem alguém gastando tempo em elaborá-los. Melhore a produtividade, garantindo somente relatórios realmente necessários.

6-Decrete para toda a empresa que estaremos com os custos congelados, e mesmo assim corte alguns. Pare todos os projetos. Pare tudo! Aguarde as pessoas virem se justificar com você. Analise caso a caso e verifique se são custos estratégicos, caso não, aborte!

7-Faça com que o comprador tenha que aprovar as compras com você ou com o dono da empresa.

8-Faça com que todos os cheques tenha que ser assinados e crie uma burocracia para pagar, assim, as pessoas evitarão mandar custos desnecessários, pois sabem que você olhará e questionará. Se não tiver tempo escolha um dia e faça todas as despesas passarem pela sua mão. Escolha um dia aleatório. E faça todos da empresa saberem da sua prática e que acontecerá com regularidade.

9-Faça a análise das pessoas imprescindíveis, necessárias, desnecessárias e substituíveis. Em nossa experiência, quando uma pessoa reclama demais que não tem tempo, essa pessoa na maioria das vezes é ociosa. Caso tente ficar um dia medindo a quantidade de tempo que essa pessoa pára para tomar infinitos cafés, idas intermináveis ao banheiro, entre outras formas criativas de gastar tempo ficará completamente indignado pela situação. Demita ou realoque! Haja rápido e mexa na empresa. Todos devem entender que existe uma nova cultura e que as pessoas que não geram resultados não farão parte de uma equipe vitoriosa.

10-Reduza a quantidade de pessoas visando o aumento da produtividade. Lembre-se que deve olhar a ociosidade das pessoas visando realmente o aumento da produtividade. Normalmente quem reclama que não tem tempo é por que fica muito tempo atoa. Quem tem muitas tarefas sempre dá um jeito de executar mais uma.

11-Reduza os estoque. Estoque é custo, é dinheiro parado. Capitalize a empresa reduzindo o estoque. Faça mais pedidos durante o mês de quantidades reduzidas mas não sacrifique seu fluxo de caixa com estoques desnecessários. Lembre- se sempre que existem caso que pode ser que ter um estoque alto seja necessário. Lembre que a empresa precisa vender e sem mercadorias nao conseguirá atingir o resultado.

12-Elimine a papelada. Faça o 5's e elimine a papelada desnecessária. Organize onde ficará cada documento e identifique para que qualquer leigo possa achar caso seja necessário. Se possível digitalize e elimine caso seja possível. Lembre-se que documentos legais e contábeis devem ser vistos com os contadores e advogados da empresa antes de serem eliminados.

13-Reduza o tempo de reuniões. Faça reuniões rápidas de 30 minutos para decidir. Reuniões deve ser feitas para tomada de decisão. Implemente essa cultura que os funcionários irão copiar de você essa cultura.

14-Elimine todos os administradores e gerentes indispensáveis. Para falar a verdade, devem ser os primeiros a sem eliminados. Não fique perdendo tempo, se a empresa não está dando resultados boa parte da culpa é deles.

15-Não faça bonificações automáticas. Remunere somente por despenho. Remunere seus funcionário fez algo correto. Remunere caso um funcionário tenha se destacado. Remunere se um funcionário te trouxe um lucro superior no mês. Remunere por resultados e criará uma cultura imbatível e que bom profissionais vão adorar fazer parte.

16-Arrume um vilão para cortar os custos. 

17-Busque descontos, bonificações com os fornecedores. Tente vários ataques. Não desista tente no mínimo 5 ataques para conseguir atingir seus objetivos.

18-Seja firme e demonstre competência quando o assunto seja redução de custos. Se possível tenha todas essas dicas decoradas.

19- Inicie atacando os itens comuns quando estivermos falando de custos fixos. Um dos custos facilmente redutível é o custo com material de escritorio e de limpeza. Ataque-os! As pessoas irão reclamar um pouco mas irão se adaptar ao corte destes custos. Se reclamarem muito retorne uma parte dos custos. Dificulte, que o resultado aparecerá! Esses custos podem ser cortados de forma automática em 30% sem perguntar. As pessoas irão se adaptar.

20-Distribuía títulos que são mais baratos do que dar aumentos. Muitas pessoas buscam status como objetivo maior até do que a remuneração financeira. Distribuía com sabedoria. Passe a responsabilidade com a possibilidade futura de um aumento com o aumento dos lucros da empresa. As pessoas não precisam de aumentos precisam de possibilidades, a maioria das pessoas batalham quando tem probabilidade de crescimento. Alimente isso e veja os resultados acontecerem.


Autor: Leandro Rosadas
http://www.stratege.com.br

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